Storytelling

storytellerStorytelling é a arte de contar histórias, (esta é um termo relativamente recente na comunicação corporativa)

No entanto quando poucas pessoas sabiam ler e escrever, eram os contadores de histórias os responsáveis por perpetuar o conhecimento e a experiência dos antepassados.

Nos nossos dias este  é o caminho escolhido por muitas empresas para vender produtos, defender conceitos e aproximar a marca de seu público-alvo, usando estruturas narrativas com personagens, lugares e enredo.

O novo modelo de comunicação exige que as mensagens despertem emoções e anseios genuínos para conquistar não apenas a atenção, mas a confiança, o coração e a mente das pessoas.

E,  neste mar de informações os consumidores não são apenas CONSUMIDORES, eles partilham o que gostam ou não… e são também criadores e editores de conteúdo, completamente imparáveis.

Nesse cenário fragmentado e competitivo,  serão apenas as MARCAS que contarem as melhores histórias, que conseguiram a atenção dos consumidores.

Algumas práticas testadas e aprovadas de storytelling que devem integrar à sua estratégia de comunicação corporativa:

1. Etapas do storytelling

Para contar uma boa história é necessário: ouvir, aprender, descobrir, explorar, criar e encantar comunicando. Ouça as histórias da sua empresa, dos seus funcionários e, principalmente, dos seus clientes. Aprenda com essas histórias, descubra e explore novas. Crie suas próprias narrativas e por fim, comunique, conte-as para o seu público e faça com que sua história conquiste e encante.

2. Saiba para quem você quer comunicar

Como é que gostaria que o seu público o entendesse? Conhecer a fundo seu público aumenta suas chances de encurtar a distância entre ele e sua marca. Quem é seu público-alvo?

3. A narrativa empolgante

Crie uma história sólida da sua empresa e comunique essa história. A sua marca precisa, além de um objectivo estabelecido, de contar histórias reais que sejam exclusivas e verdadeiras. Tenha em mente que não adianta contar uma história que não seja aderente a promessa de entrega da marca.

4. Conte as histórias do seu cliente

Seus clientes são a maior ferramenta de comunicação que você pode ter. Utilize uma estrutura simpes, em três atos, apresentando o problema do cliente no início ao contratar a solução, o desenvolvimento do projeto e, por fim, a resolução. Uma matéria contando o caso de um cliente que tenha atingido uma economia de escala em seus processos ao utilizar o sistema da sua empresa, por exemplo, ganha mais credibilidade ao falar da sua oferta do que um press release disparado aleatoriamente para a imprensa.

5. Demonstre como sua marca faz a diferença na vida das pessoas

Publique e partilhe depoimentos dos seus clientes a falar da sua empresa.

As pessoas tendem a assimilar melhor uma ideia ao ouvirem uma boa história. Por isso, invista em narrativas humanas, verdadeiras e envolventes.

A marca da sua empresa é o seu principal ativo, e quanto mais relevante a história que ela tem para contar, mais sólida e coerente ela será.

Paula Silva Santos